A trajetória de 30 anos de atuação do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Sindalesc) foi destacada na noite desta terça-feira (27) em uma sessão especial realizada no Palácio Barriga Verde, em Florianópolis.

Durante a solenidade, convocada por solicitação da Mesa da Assembleia Legislativa, foram homenageados os ex-dirigentes da entidade e também destacada a abertura do 41º Encontro Nacional da Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal (Fenale), que acontece entre os dias 27 e 30 deste mês na capital catarinense.

Na abertura, o presidente da Assembleia, deputado Silvio Dreveck (PP), enalteceu o papel desempenhado pelo Sindalesc na defesa dos servidores e do próprio Parlamento estadual. “O sindicato laboral tem uma missão que é defender o interesse da categoria, que é justo e meritório e houve grandes conquistas neste sentido, não só em questões salariais, mas também ambientais e por melhores espaços físicos para que possam atuar bem. E os servidores têm prestado grandes serviços não só para os parlamentares, mas também para a estrutura da Casa, então é justo e meritório esse reconhecimento dos 30 anos de atuação do Sindalesc.”

Conquistas em vários campos
Entre os homenageados da noite, estava Felipe Xavier Felício, o primeiro dirigente do Sindalesc, que foi fundado em 8 de dezembro de 1988 com o objetivo de representar e defender os direitos e interesses profissionais dos servidores do Legislativo estadual.

Felício, que atuou entre os anos de 1988 e 1991, fez um balanço das três décadas de atuação da entidade. “Aquela semente hoje se tornou realidade. Muitas lutas foram feitas, muitas vitórias tivemos, e o pessoal sempre dignificou muito a entidade. Tivemos várias conquistas, em vários campos, tanto no sentido da profissionalização do pessoal como nas lutas e embates em defesa dos censurados, tudo isso no contexto de todos esses anos de luta contínua.”

O atual presidente do Sindalesc, Diego Vieira de Souza, ressaltou a atuação do sindicato em prol de mais transparência nos atos parlamentares. “Uma coisa que pouca gente sabe, por exemplo, é que a abertura das comissões permanentes da Casa foi uma luta do sindicato lá no início da década de 1990. As reuniões das comissões eram fechadas ao público e o sindicato foi atuando junto aos deputados para que fossem abertas.”

Além das reivindicações por revisão e reposição salarial, constam na atual pauta de reivindicações do sindicato a implementação de programas de saúde aos servidores e o combate à privatização e à terceirização em todas as esferas da administração pública.

As próximas ações do sindicato, entretanto, revela Diego, devem se concentrar na defesa da realização do concurso público para todos os setores da administração do Legislativo. “Apesar de todas as conquistas, agora a gente se volta para o futuro, com o objetivo de realizar um novo concurso público na Alesc, pois faz quase 10 anos que o último foi feito. Estamos preocupados com o futuro da categoria, queremos que nos próximos 30 anos nós tenhamos mais concursos e mais abertura para a sociedade para ingresso nos quadros da categoria.”

Encontro da Fenale
Ainda durante a solenidade, foi destacada a realização do 41º Encontro da Fenale, que acontece entre os dias 27 e 30 deste mês em Florianópolis, e deve reunir representantes de todos os estados brasileiros.

De acordo com o presidente da Fenale, João Moreira, um dos principais objetivos do evento é buscar a conscientização da sociedade sobre a importância do trabalho realizado pela categoria dos servidores legislativos. “Seja como segurança, recepcionista ou assessor, são eles que dão todo o suporte para que os parlamentares possam atuar, sempre com muito comprometimento para que tudo permaneça funcionando, mesmo durante os recessos e após a troca de legislaturas. É esse trabalho que precisa ser valorizado.”

Entre os temas que devem dominar o encontro, disse, estão a terceirização no setor público e as propostas de reforma da previdência atualmente em tramitação no Congresso Nacional, às quais a entidade é contrária. Outro assunto a ser discutido, segundo disse, é a defesa de mais concursos públicos para as casas legislativas.

Na sexta-feira (30), também além da elaboração de uma carta de encaminhamentos, será realizado um congresso eleitoral para a eleição da nova diretoria da entidade.

Homenageados

Sindalesc, representado pelo seu presidente, Diego Vieira de Souza;
Diego Vieira de Souza, presidente do Sindalesc;
Felipe Xavier Felício, presidente do Sindalesc entre 1988 e 1991;
Osvaldir José de Lima, presidente do Sindalesc entre 1991 e 1993 e primeiro-secretário da entidade  entre 1988 e 1991;
Irineu Giombelli, presidente do Sindalesc entre 1993 e 1995;
Regina Maura Soares, presidente do Sindalesc entre 1995 e 1997;
Zulmar Hermógenes Saibro, presidente do Sindalesc entre 1997 e 1999 e entre 2003 e 2005;
Fabio Sprotte Floriani, presidente do Sindalesc entre 1999 e 2001;
Siomara Gonçalves Videira, presidente do Sindalesc entre 2001 e 2003;
Romário da Silva, presidente do Sindalesc entre 2005 e 2007 e entre 2009 e 2011;
Rubenvaldo da Silva, presidente do Sindalesc entre 2009 e 2011 e entre 2011 e 2014;
Leoberto Bregue Daniel, presidente do Sindalesc entre 2014 e 2017;
Onofre Santo Agostini, primeiro-tesoureiro entre 1988 e 1991;
João Moreira, presidente da Fenale;
José Eduardo Rangel, secretário-geral da Fenale.

Agência Alesc
Alexandre Back