Maceió – Dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Legislativo de Alagoas (STPLAL) participaram, na manhã de 24/03 (sexta-feira), da sessão pública promovida pela Assembleia Legislativa Estadual (ALE), para debater os rumos da Reforma da Previdência, proposta pelo Governo Federal. O evento reuniu membros da sociedade civil, líderes de movimentos sindicais, parlamentares, prefeitos e outras autoridades no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió.

Na abertura do evento, o deputado estadual, Ronaldo Medeiros (PMDB), questionou a idade mínima para a aposentadoria, que está sendo imposta pela Reforma da Previdência, independente do tempo de contribuição. O parlamentar disse que será um caos para o Brasil e para os brasileiros. “Já queimaram a CLT com a aprovação da Terceirização. Agora querem prejudicar os trabalhadores com a Reforma da Previdência. Não vamos permitir que isto aconteça”, discursou o deputado.

A presidente do STPLAL, Zilneide Lages, que também participou das discussões, enfatizou que a entidade vem debatendo o tema a bastante tempo nos encontros realizados pela FENALE. Segundo a sindicalista, o evento foi bem visto pela categoria. “Ajudou a esclarecer o que está acontecendo. A sociedade precisa se mobilizar e os servidores públicos de todas as esferas precisam se unir pela garantia dos direitos adquiridos. É preciso fazer a reforma, contanto que seja tudo debatido com a sociedade, para que possamos encontrar o melhor caminho”, enfatizou Zilneide Lages.

www.stplal.com

Sindicato protocola pedido de auxílios-alimentação e saúde para servidores da Assembleia
























Maceió – A presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Poder legislativo de Alagoas (STPLAL), Zilneide Lages, protocolou um ofício, na quinta-feira (16/03), na Presidência e na Primeira Secretaria da Assembleia Legislativa Estadual (ALE), solicitando a implantação do auxílio-alimentação e auxílio-saúde para os servidores públicos do Palácio Tavares Bastos.

Segundo a sindicalista, a medida já é uma realidade na maioria dos Poderes Legislativos do país, a exemplo das Assembleias de Santa Catarina, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e São Paulo. Em Alagoas, poderão ser beneficiados os servidores do quadro de efetivos, incluindo os ativos e os aposentados.

A aplicação do benefício é uma reivindicação antiga da categoria. “Outros Poderes legislativos já concederam os auxílios aos seus servidores. A partir desta realidade, estamos buscando o diálogo com os parlamentares para que isso seja concretizado aqui no Estado. O STPLAL está engajado nessa luta”, enfatizou Zilneide Lages.