quinta-feira, 14 de maio de 2015
Por: Fernanda Kintschner   Foto: Arquivo ALMS 

Nailor é candidato da chapa 1 que foi deferida. Marcia encabeça a chapa 2 que ainda depende da Justiça para concorrer

Na segunda-feira (18/5) ocorrem as eleições para eleger a nova diretoria do Sisal/MS (Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul). Segundo o sindicato, a votação será das 9h às 16h, na Casa de Leis, e estão aptos a votar todos os 1.098 servidores que tiveram o desconto sindical no holerite em março deste ano, sejam efetivos ou comissionados. A nova diretoria ficará pelo biênio 2015/2017.

No Diário Oficial de quarta-feira (13/5) a comissão eleitoral, formada pelos servidores Angelo Montanher Neto (presidente), Adriano Lopes (secretário-geral) e Ruy Carlos Machado Ferreira (1º secretário), publicou o deferimento da Chapa 1 – Unidade Sindical, encabeçada pelo atual presidente do Sisal/MS, Nailor Vargas Marcondes de Souza, tendo como vice Gilberto Ferreira Gonçalves. 

A chapa Lutando por mudanças, encabeçada pela servidora Marcia Severo, foi indeferida pela comissão. Esta chapa recorreu à Justiça pela 15ª Vara Cível, que emitiu decisão com parecer favorável à participação no pleito.

“Foi alegado que eu precisava me descredenciar da diretoria da Asalmasul [Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do MS] em até 30 dias, mas não está escrito isto no Estatuto e por isso recorremos”, afirmou Marcia. 

Propostas – O Portal da ALMS irá reproduzir as propostas das duas chapas abaixo, com comentários dos concorrentes, para auxiliar na escolha do servidor na votação:

* Metas Chapa 1 – presidente Nailor Vargas.

– Realização do primeiro concurso público. 

– Implantação do auxílio infanto-juvenil.

– Alteração do auxílio alimentação para vale alimentação. 

– Revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos. 

– Alteração no cálculo do VPNI (Vantagem Pessoal Nominalmente Identificável).

– Ampliação da tabela de vencimentos dos servidores efetivos que não atenderam os pré-requisitos de aposentadoria e que ficarão mais tempo trabalhando. 

– Abertura da sala de estudos na sede do Sisal/MS para atender aos servidores que irão fazer o concurso público com a implantação de cursinho preparatório. 

– Reforma estatutária do Sisal/MS para adequação e atender a inserção dos aposentados e comissionados na composição da diretoria e outras demandas. 

– Aos sócios proprietários da Asalmasul, a proposta de transformação da venda da sede de campo e construção de apartamentos financiados aos que têm direito. 

– Aos sócios contribuintes a transformação do valor pago mensalmente (taxa de 1,5%/ mês) ao sindicato em poupança individual para aquisição de imóvel. 

Segundo Nailor, atualmente só ganha este benefício da alimentação quem recebe até três salários mínimos. “A luta será também para todos que trabalham no período integral ganhem o fixo de 19,90 ao dia para o almoço”, afirmou. Quanto ao enquadramento do servidor “a ideia é receber de acordo com o nível de escolaridade, concomitantemente com a letra e o número do nível superior, por exemplo”, prometeu. 

A mudança estatutária deve prever a modificação da contribuição sindical, também afirmou o concorrente. “Vou concorrer novamente para continuar um trabalho em que o servidor depositou a confiança, na defesa do servidor. Eu honro as metas do sindicato desde 2007. Com o primeiro concurso público, fica minha despedida”, finalizou Nailor Vargas. 

* Metas Chapa 2 – presidente Marcia Severo

– Revisão do Estatuto do Sisal/MS.

– Filiação ao Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Econômicos), visando à análise das perdas salariais e do salário base dos últimos anos. 

– Criação do setor dos aposentados, iniciando os trabalhos com um recadastramento.

– Concessão do adicional de qualificação – 20% do salário base (será concedido aos portadores de diploma em pós-graduação).

– Conversão em pecúnia da licença-prêmio e férias não gozadas.

– Constituir comissão permanente com a participação dos servidores comissionados, quadro especial e dos aposentados para trabalharem em conjunto com a diretoria executiva.

– Contagem em dobro do tempo de serviço trabalhado na ALMS para a prova de títulos no concurso público. 

– Correção da tabela de referência salarial.

– Rateio da sobra do duodécimo, igualitariamente entre os servidores do Poder Legislativo.

– Mudar o auxílio-alimentação, ampliando para todos os servidores efetivos e comissionados no valor de R$ 400.

– Apoio à PEC 053/2007 que garante ao servidor de cargo de comissão de livre nomeação e exoneração, o direito ao aviso prévio, seguro desemprego, FGTS, entre outros. 

– Apoio à PEC 555/2006, que revoga o dispositivo da Emenda Constitucional – Reforma da Previdência, acabando com a cobrança de contribuição previdenciária sobre os proventos dos servidores públicos aposentados (contribuição de inativo).

Segundo Marcia Severo, a principal luta vai ser pela independência do sindicato. “O sindicato deve primar pela independência, diálogo, ética e transparência. Vou buscar a manutenção e ampliação das conquistas trabalhistas e a valorização do servidor. Por isso recorremos com a liminar na Justiça”, concluiu. 

Permitida a reprodução, desde que contenha a assinatura “Portal ALMS”.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato “Nome do fotógrafo/ALMS”.
 – See more at: http://www.al.ms.gov.br/Default.aspx?Tabid=56&ItemID=42075#sthash.59w2rERB.dpuf