Nesses mais de 40 anos em que milito nas lides associativas e sindicais na área do serviço público, tive a satisfação de participar da fundação de diversas entidades de classe. Entre elas, muito me orgulho de, em 22 de setembro de 1993, ter participado do 1º Encontro de Servidores Legislativos e da consequente fundação da Fenal (hoje Fenale Sindical), juntamente com diversos representantes dos seguintes Estados: RS, SC, SP, RJ. MT, MS, PE e RN. O tempo passou, tivemos muitos obstáculos e grandes vitórias nesse período, quando tive a honra de ocupar diversos cargos na sua diretoria, inclusive sua presidência (2009-2012).
Quero aqui homenagear todas aquelas pessoas que um dia participaram de eventos e da Diretoria da Fenal/Fenale, ajudando a construí-la, em especial seus fundadores e seus ex-presidentes: Trajano Gusmão (RS), Edson Kusma (SP – in memorian), Nelson Menezes Florisbal, Francisco Raposo (BA) e João Moreira (MS – atual presidente).
Lembro-me que a fundação da entidade se deu justamente para defender os servidores das alterações constitucionais que pretendiam fazer no Governo Collor. E de lá para cá, muitas lutas se deram nesse sentido.
Agora, estamos novamente às voltas com novas reformas, principalmente a trabalhista e a previdenciária, onde querem retirar inúmeros direitos dos trabalhadores da ativa e aposentados. E é nessa hora que nós servidores precisamos contar com a atuação de suas entidades de classe, inclusive da nossa Fenale Sindical (hoje reconhecida inclusive pelo MTE como legítima representante dos servidores legislativos estaduais através de seu registro sindical obtido em 2015) e tenho certeza que participaremos, mais uma vez, ativamente dessa luta.
Daqui a dois anos teremos a passagem do nosso Jubileu de Prata (25 anos) e acredito que teremos grandes comemorações, pois a data merece.
Finalmente, tomo a liberdade para, nas pessoas do presidente João Moreirae do secretário-geral Jose Rangel, homenagear toda a atual Diretoria, assim como os diretores das entidades filiadas e parceiras, pela passagem dessa importante data.
Avante, Fenale!!!!
(GASPAR BISSOLOTTI NETO – DIRETOR DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO DA FENALE)