Santa Catarina (SC) – A Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal (Fenale) deu início, na última terça (27), ao seu 41º Encontro Nacional, que também marca os 25 anos de fundação da Entidade, completados em setembro.

Em seu discurso de abertura, João Moreira, presidente da Fenale destacou a trajetória da Federação que ajudou a fundar em 1993, fez um relato das atividades de representação da Fenale nos últimos 25 anos, teceu críticas à extinção do imposto sindical, que inviabiliza a representação e luta das entidades do funcionalismo e parabenizou o Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Sindalesc), que completará 30 anos de fundação em dezembro. A sessão foi presidida pelo deputado Silvio Dreveck (PP), presidente do Legislativo catarinense.

Segundo Moreira, o principal motivo do Encontro é conscientizar a sociedade sobre a importância do trabalho realizado pela categoria dos servidores legislativos. “Seja como segurança, recepcionista ou assessor, são eles que dão todo o suporte para que os parlamentares possam atuar, sempre com muito comprometimento para que tudo permaneça funcionando, mesmo durante os recessos e após a troca de legislaturas. É esse trabalho que precisa ser valorizado.”

Entidade Anfitriã completa 30 anos

Fundado em 8 de dezembro de 1988 com o objetivo de representar e defender os direitos e interesses profissionais dos servidores do Legislativo estadual, o Sindalesc também foi homenagedo e homenageou pessoas importantes em sua história. Diego Vieira de Souza, presidente do Sindalesc, ressaltou a atuação do sindicato em prol de mais transparência nos atos parlamentares. “Uma coisa que pouca gente sabe, por exemplo, é que a abertura das comissões permanentes da Casa foi uma luta do sindicato lá no início da década de 1990. As reuniões das comissões eram fechadas ao público e o sindicato foi atuando junto aos deputados para que fossem abertas.”

Dentre as diversas homenagens feitas pelo Sindalesc, José Eduardo Rangel, secretário-geral da Fenale e João Moreira, presidente, foram também homenageados.

Presidente da Confederação Nacional prestigia evento

O presidente da Confederação Nacional dos Servidores Públicos (CNSP), Antonio Tuccilio, prestigiou o evento. Em sua manifestação parabenizou a Fenale e o Sindalesc, destacou a importância da luta das entidades e ressaltou a competência de ambas entidades, alegando que só o trabalho profícuo e de plena representação resiste ao tempo e às dificuldades. A CNSP esteve também representada pelos diretores Wagner Dalla Costa (diretor financeiro), João Elísio Fonseca (diretor legislativo) e Sylvio Micelli (diretor de comunicação).

Participam do Encontro representantes do Legislativo de 18 estados e o Distrito Federal das cinco regiões do País: Norte (Acre, Pará, Rondônia, Roraima, Amapá e Amazonas); Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal); Nordeste (Sergipe, Alagoas, Paraíba e Maranhão); Sudeste (Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo) e Sul (Santa Catarina e Rio Grande do Sul).

O evento é uma realização da Fenale e do Sindalesc e conta com o apoio da  Afalesc, Afipolesc e da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.