Diversos representantes de entidades dos Legislativos Estaduais estiveram participando hoje em Brasília da Fundação da PÚBLICA – CENTRAL DO SERVIDOR, que tem como primeiro presidente eleito Nilton Paixão, do Sindilegis.

Nas fotos, o presidente João Moreira fala aos presentes sobre a importância da PÚBLICA e  a delegação da FENALE na fundação da PÚBLICA- CENTRAL DO SERVIDOR. A partir da esquerda Luiz Carlos Padilha, SINDALESC; Rangel, SINDAP/RJ; Leandro, SINDILEGIS/ES, Wilma Leal, ASALERJ/RJ; João Moreira, FENALE; Gaspar, ASPAL/SP e SINDAP/SP; Rita, AFALESP/SP; Jacó, SINDLER/RO.

Em breve publicaremos mais informações sobre a PÚBLICA – CENTRAL DO SERVIDOR. (Não está na foto mas participou também da Assembleia Geral o ex-presidente da Fenale e representante da Afial-RS, Nelson Menezes Florisbal.

Na segunda dia 10.08 foi fundada a PÚBLICA.
 
FOTO JANAINA MARQUESINI
Diretoria Executiva eleita da Pública











A Assembleia de fundação ocorreu como consequência da construção de um movimento preocupado com a corrosão moral e material do setor público. E por decorrência dos investimentos na área e na valorização da própria carreira do servidor.

O movimento sindical tradicional e as centrais atuais não ofereciam espaço e representatividade adequada. E ao mesmo tempo não contemplavam o diálogo visto como necessário no momento com diversos setores da sociedade, seja por falta de renovação diretiva ou por partidarismos.

A PÚBLICA nasce abrigando importantes sindicatos e associações de servidores do legislativo, de municipários, de policiais, de auditores, de promotores, de agências reguladoras, quadros do Banco Central, do judiciário, entre outros.

A representação alcançará os Três Poderes, e nas três esferas. Municipal, estadual e federal.

A proposta é criar um novo paradigma de atuação sindical. A PÚBLICA já nasce com um inédito “Manual de Boas Praticas de Gestão Sindical” , incentivando Transparência, reeleição limitada dos diretores, e também um cargo de Ouvidor, para ser um canal permanentemente aberto para denúncias e críticas.

A PÚBLICA de saída já lançará uma Campanha, “Pública pelo Público” , pautando nacionalmente sociedade e meios de comunicação com a relação fundamental entre qualidade dos serviços públicos e qualidade da democracia.

O primeiro presidente eleito da PÚBLICA é Nilton Paixão, Presidente do Sindilegis, Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União. E o Secretário Geral eleito é Antonio Carlos Fernandes, Presidente da Fenalegis e Confelegis, entidades que reúnem os servidores das Câmaras Municipais, Assembleia Legislativas e Tribunais de Contas de todo país.