Fenale realiza maior encontro de sua história por Sylvio Micelli/FENALE

Gramado (RS) – Teve início na manhã dessa terça, 8 de maio, com o tema “O Legislativo que nós queremos!”, o XL Encontro Nacional da Fenale (Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal), que ocorre até a próxima sexta-feira, dia 11, na cidade de Gramado, principal centro turístico da serra gaúcha. O Encontro acontece simultaneamente à realização da XXII Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), promovida pela Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais).

Devido à elevada participação de representantes de todo o país, trata-se do maior evento que a Fenale realiza em 25 anos de história e 40 encontros.

Pela manhã, na Câmara Municipal de Gramado, aconteceu a Sessão Solene de Abertura do XL Encontro que, além da presença de João Moreira, presidente da Fenale na mesa de abertura, também contou com a vereadora Manu Caliari, presidente da Câmara; o deputado estadual Ciro Simoni, representando o presidente da Unale, deputado Luciano Nunes; Germano Stevens, diretor geral da Unale; Petrus Elesbão, presidente do Sindilegis (Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e Tribunal de Contas da União) e Nelson Florisbal, presidente da Afial (Associação dos Funcionários Inativos da Assembleia Legislativa RS).

Manu Caliari saudou os presentes e destacou a importância da realização do evento para a cidade, dentro ao atual contexto nacional. Ciro Simoni, que assumirá a presidência da Unale em breve ressaltou que os laços que unem Fenale e Unale devem ser mantidos em prol do Legislativo que todos almejam. Petrus Elesbão parabenizou a realização do evento e destacou a importância de que os servidores sejam conscientizados sobre a necessidade de montar uma “bancada” no Congresso Nacional nas próximas eleições.

O presidente João Moreira fez um resumo da atual situação do país e a responsabilidade que é atribuída ao Servidor Público, como se fosse responsável pelas mazelas dos maus governantes. Criticou a proposta de Reforma da Previdência (PEC 287) e ressaltou a importância do trabalho da Fenale, em 25 anos, a postular sempre o debate em defesa da cidadania.

Ao final da Cerimônia de Abertura, pelos 10 anos de parceria com a Unale, foi dada uma placa de homenagem ao presidente da entidade, deputado Luciano Nunes (PSDB-PI), e para o diretor Germano Stevens.

Participam do Encontro representantes do Legislativo de 19 estados e o Distrito Federal das cinco regiões do País: Norte (Acre, Pará, Rondônia, Roraima, Amapá e Amazonas); Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal); Nordeste (Sergipe, Alagoas, Paraíba e Maranhão); Sudeste (Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo) e Sul (Santa Catarina e Rio Grande do Sul).

O evento é uma realização da Fenale e da Unale, e conta com o apoio da Afial/RS, do Sinfeeal, da Cefal/RS, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul e da Câmara Municipal de Gramado.