Em tempos de pandemia da Covid-19 e reuniões virtuais, FENALE realizou sua primeira reunião por conferência virtual desde sua fundação, em 1993. O evento aconteceu na tarde dessa terça, dia 13 de maio, e uniu representantes de norte a sul do Brasil.

O presidente da FENALE, José Eduardo Rangel (RJ), abriu o encontro online destacando a importância histórica do encontro e saudou os presentes. Em seguida, o secretário geral Nelson Menezes Florisbal (RS) deu início ao encontro com uma apresentação de fotos importantes da Entidade e ficou sob a responsabilidade de coordenar a video-conferência.
Num “pinga-fogo” virtual, diretores da FENALE apresentaram a situação de seus estados, tanto no que se refere às questões da categoria, bem como o combate à pandemia. Boa parte das manifestações apresentaram um cenário problemático de reposição salarial de seus servidores devido à queda de arrecadação dos governos estaduais. Há, no entanto, negociações em andamento. Outro fator de destaque foi o trabalho das entidades junto aos bancos para alterar a cobrança de empréstimos consignados.

As entidades filiadas à FENALE também apresentaram diversos trabalhos voluntários e solidários para a arrecadação de alimentos e donativos para ajudar entidades assistenciais, além de trabalhadores que, indiretamente, vivem no entorno das assembleias e que estão sem recursos, como ambulantes, engraxates e outros.
Também foram destacadas medidas contra o congelamento salarial a ser sancionado pelo governo e o preparo das entidades contra possíveis projetos de lei de redução salarial dos servidores.
Por fim foi sugerido que a FENALE tenha uma campanha de valorização do servidor público, cujo trabalho mostrou-se valorizado por conta de todo o trabalho contra o Coronavírus.
Participaram da vídeo-conferência representantes de entidades do Distrito Federal e dos seguintes Estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Alagoas, Paraíba, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Mato Grosso do Sul.

Participaram: Presidente  –  José Eduardo Rangel (RJ); 1º Vice Presidente – Lincoln Alves Miranda (MG); 2º Vice Presidente – Henrique Nascimento Lopes(AL); Vice Presidente Regional Centro-Oeste – Petrus Elesbão  Lima da Silva (DF); Vice Presidente Regional Norte – Raimundo Façanha Ferreira (RO); Vice Presidente Regional Sul – Armando Luciano Carvalho Agostini (SC); Secretário Geral – Nelson Menezes Florisbal (RS); Secretário Adjunto – Hélio Gomes da Silva (PB); Tesoureiro Geral – João Moreira (MS); Tesoureira Adjunta – Rita Amadio de Brito Andrade Ferraro (SP); Diretor de Comunicação – Gaspar Bissolotti Neto (SP); Diretor de Formação e Organização Sindical – Geraldo Magela (MG); Diretora de Políticas de Valorização da Mulher – Mara Valverde; Diretora de Entidades Parceiras – Fátima Mosqueira (DF); Zilneide Oliveira Lages (AL), Presidente  do Conselho Fiscal e Wilma Silveira Souza Leal (RJ), representante da Fenale junto à Conacate (Confederação Nacional das Carreiras Típicas de Estado), além de Alexandre Melo, presidente do SINDALESC, Rubinho Luiz, presidente do SINDLER/RO, Almino Flavio Aleixo, presidente do SINDILEGISAM e Ivan Corrêa, presidente do SINDALEPA, Carlos Alberto Marinho, presidente da AFALESP ,assessor de imprensa Sylvio Micelli.


1ª VÍDEO-CONFERÊNCIA FENALE  – Ao final da reunião, o presidente José Eduardo Rangel convidou todos os dirigentes de entidades, assim como os demais servidores que queiram participar, para a 1ª Vídeo-conferência da FENALE, que se realizará dia 20 de maio de 2020, das 15 às 17 horas (horário de Brasília),  sob o tema “Propostas e Decisões do Governo – Implicações na Vida dos Servidores Públicos”, que terá como palestrante Jorge R. Mizael,  Bacharel em Ciências Políticas e pós-graduado em Compliance e Governança pela Unb. Cursou Business Management na Ohio University, sócio da consultoria  Metapolítica.  Atua na área de Relações Governamentais desde 2011.

GIRO BRASIL – Após a reunião online, o presidente José Eduardo Rangel, o tesoureiro- geral João Moreira e o presidente do SINDALEPA, Ivan Corrêa, participaram, juntamente com Hugo Renê, Vice-Presidente da FEBRAFISCO e diretor da PÚBLICA – Central do Servidor, do programa “Giro Brasil – Servidores em Rede”, apresentado pela Agência dos Servidores, que tem a coordenação dos jornalistas Umberto Goulart,  Walmor Parente e Sergio Lerrer.  O programa teve como pauta: “Estados na crise do Covid-19 e na crise fiscal”.