Sindler abre nova rodada de negociações com Mesa Diretora

image_print
Em reunião, sindicato discute pauta de reivindicações; Mesa Diretora deve apresentar proposta dia 15 de setembro
DA REPORTAGEM LOCAL
O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho, recebeu a diretoria do Sindler

O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho, recebeu a diretoria do Sindler
A diretoria do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo de Rondônia (Sindler) iniciou nova rodada de negociação em torno da pauta de reivindicação deste ano, durante reunião realizada sexta-feira, 14, com o com o presidente da Assembleia da Legislativa de Rondônia, Maurão de Carvalho, o chefe do planejamento, Luciano dos Santos Guimarães, e o secretário-geral Arildo Lopes da Silva, além do deputado Hermínio Coelho.
De acordo com o presidente em exercício do Sindler, Rubens Luz Silva, foram debatidos vários itens da pauta, entre eles o pagamento da diferença dos meses de março, abril e maio, referentes a implantação da tabela III, desvio de função, aposentadorias e cargos comissionados.
Após muitas considerações sobre os gastos com folha de pagamento, a necessidade de se corrigir os salários antes da aposentadoria, ficou definido uma agenda para o dia 15 de setembroAté lá, técnicos da área financeira e a Mesa Diretora vão fazer um levantamento criterioso. A meta é encontrar mecanismos para que a Assembleia consiga pagar duas parcelas do retroativo e discutir o percentual de revisão geral da data base da categoria, que é 01 de outubro.
Sindicalistas apresentaram a pauta de reivindicações deste ano

Sindicalistas apresentaram a pauta de reivindicações deste ano
De acordo com a diretoria, o deputado Maurão de Carvalho reafirmou o compromisso de implementar a revisão de todos os direitos já reconhecidos pela advocacia da casa antes do servidor formalizar a aposentadoria. Ele adiantou que para pagar valor dos retroativos, a Casa precisa  levantar cerca de R$ 25 milhões. Em contrapartida, a Mesa Diretora já acenou com a possibilidade de pagar a diferença das tabelas, valor menor que a demanda dos retroativos.
O deputado Hermínio Coelho se posicionou favorável à reivindicação dos servidores. Ele defende o pagamento da diferença em setembro, e disse estar de acordo que as demais vantagens sejam implementadas  antes da aposentadoria como reivindicado.
Segundo Rubens Luz, ficou acertado, também, que a Casa vai regulamentar a permanência de servidores de outros cargos na Secretaria de Segurança Institucional, vai implementar o Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) apresentada pelo Sindler e preparado pela comissão, com palestras, cursos e outras atividades que assegurem aos servidores uma aposentadoria tranquila e de qualidade.
A diretoria do Sindler vai apresentar na reunião do dia 15 de setembro, proposta para o orçamento de 2016. O objetivo é garantir o pagamento dos direitos dos servidores. O sindicato reconhece o processo que avançou muito durante a administração do deputado Hermínio Coelho, porém o momento exige novo empenho da categoria para manter as conquistas e assegurar novos itens da pauta.
Diretoria quer lutar por servidores, mas mantendo a harmonia com a Mesa Diretora

Diretoria quer lutar por servidores, mas mantendo a harmonia com a Mesa Diretora
Segundo Mara Valverde, ficou decidido ainda que uma comissão fornada por representantes do Sindler e a Mesa Diretora deve fazer, ainda este mês, uma visita ao Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Rondônia (Iperon). Na pauta, demandas referentes aos aposentados da Assembleia Legislativa.
Os diretores do Sindler sabem que a implementação tem um custo financeiro considerável e da mesma forma que trabalhou em parceria com a Casa, para a efetivação do Plano de Cargos e Salários, espera levar as reivindicações e apresentar mecanismos para seu cumprimento junto ao deputado Maurão de Carvalho,  que fez parte da Mesa Diretora anterior e agora tem se mostrado aberto a discutir soluções  para  os problemas dos servidores. Participaram da reunião os servidores Rubens Luz, Joaquim Coelho, Mara Valverde, Jacó, Teixeira e Cyrillo Rodrigues.