Fenale dá início ao seu Ciclo de Palestras pela web

Nessa quarta (20), a Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal (Fenale), realizou sua primeira palestra por vídeoconferência que faz parte do Ciclo de Palestras que a entidade pretende fazer, sempre a discutir questões relativas aos Servidores Públicos, em especial do Poder Legislativo e a qualidade dos serviços públicos. O evento foi aberto aos diretores e associados das entidades filiadas e parceiras da Fenale e, ao longo de quase duas horas, contou com cerca de 50 participantes. A União Nacional dos Taquígrafos (Unataq) também colaborou para a realização da palestra.

Apresentação e homenagem

O presidente José Eduardo Rangel deu início ao evento agradecendo a participação de todos e expressou: “com as bençãos de Deus, iniciamos nosso ciclo de palestras da Fenale com um tema de extrema importância e relevância qual seja – Propostas e Decisões do Governo e suas consequências na vida dos servidores”. E prosseguiu:

“Antes de iniciarmos nossos trabalhos, queremos prestar homenagem a todos que lutam por suas vidas acometidos pela Covid-19, em especial às memórias daqueles que sucumbiram à pandemia. Para nós da Fenale, estamos de luto e já com muitas saudades de João Elísio [Fonseca], nosso diretor de Aposentados e Pensionistas, amigo, companheiro de lutas, grande defensor dos direitos dos trabalhadores, incansável combatente do amor e da solidariedade, que entregou sua vida por se dedicar ao próximo e aos desvalidos. Certamente que Deus em sua infinita misericórdia reservou um lugar entre os eleitos para ele. Descanse em paz amigo na certeza de que cumpriu com galhardia e dignidade sua missão aqui na Terra”. Após a fala do presidente, houve palmas de todos os presentes ao evento.

A palestra

O vice-presidente regional Centro-Oeste e presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis), Petrus Elesbão fez a apresentação do palestrante, que já realiza trabalho e desenvolvimento de estratégias no Distrito Federal.

Nesse primeiro encontro, o convidado foi Jorge Mizael, cientista político, sócio  da  consultoria Metapolítica, bacharel em Ciência Política e pós-graduado em  Compliance e Governança pela Universidade de Brasilia e Business Management pela Ohio University. Com o tema “Propostas e Decisões do Governo – Implicações na Vida dos Servidores Públicos”, o palestrante fez uma apresentação apontando que estamos vivendo “uma guerra de narrativa de polarização polítiva” e “consequentemente, uma “guerra social”.

Neste “estado de guerra”, Mizael destacou que é preciso conhecer “nossa arena, nosso oponente e, principalmente conhecer a nós mesmos para que haja possibilidade de formatar estratégias de atuação
“. O palestrante citou o general, estrategista e filósofo chinês Sun Tzu, autor de “A Arte da Guerra” e fez uma análise política do porquê de os servidores públicos, desde o governo Collor, serem considerados os responsáveis pelos males da nação, dando destaque às recentes afirmações do ministro da Economia, Paulo Guedes, que chamou os servidores de “parasitas” e “assaltantes”, motivo de diversas notas de repúdio por parte de representações do funcionalismo, incluindo a Fenale.

Ao final, o palestrante respondeu a diversas perguntas dos participantes, esclarecendo questões políticas, sociais e estratégicas. Em breve, a íntegra do evento será disponibilizado no site e nas redes sociais da Fenale, bem como a apresentação do palestrante.

Opinião

Ao final da primeira que promete ser de muitas palestras, José Eduardo Rangel se manifestou afirmando que “a palestra de hoje nos remete à reflexão do momento em que toda a população do Brasil e do mundo atravessa, e em nosso caso especial, a vida dos Servidores Públicos em tempos de Coronavirus, em isolamento social e de crises na saúde, na economia e profunda crise política. A palestra foi esclarecedora sobre as consequências das medidas governamentais na vida da sociedade e especialmente o que afeta o Servidor Público”. E concluiu: “sejam todos muito bem-vindos a mais uma iniciativa da Fenale, que por certo, será uma nova plataforma de trabalho em defesa dos Servidores Públicos e da sociedade brasileira”.

Participaram da vídeoconferência representantes de entidades do Distrito Federal e dos seguintes Estados: Amazonas, Pará e Rondônia; Alagoas, Bahia, Maranhão, Paraíba e Sergipe; Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo; Rio Grande do Sul e Santa Catarina.