segunda-feira, 15 de junho de 2015
Por: Diretoria de Comunicação Social – ALMS   Foto: Marco Miatelo 

Entre as novas metas da atual gestão, Nailor Vargas enfatizou realização do 1º concurso público da ALMS

Reeleito no último dia 18 de maio para o quinto mandato à frente do Sisalms (Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), Nailor Vargas Marcondes de Souza contabiliza as conquistas para os 1.092 comissionados e efetivos da Casa de Leis ao longo desses quase 10 anos. “Tivemos muitos avanços, mas considero como marco a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimento dos servidores, que a Assembleia nunca havia tido”, contou, referindo-se à lei número 4.090/11. Segundo ele, outra conquista foi a paridade no desconto mensal referente à Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul). Os comissionados tinham desconto de mais de 9% nos salários. “Conseguimos que todos passassem a pagar somente 6%, o que é muito expressivo”, disse Souza.

Entre as novas metas da atual gestão, o presidente do Sisalms enfatizou a realização do primeiro concurso público da Assembleia Legislativa. De acordo com Souza, o primeiro passo foi dado pela Mesa Diretora com o ato 014/2015, que alterou a lei número 4.657 e instituiu o PAI (Programa de Aposentadoria Incentivada). “Com o PAI, poderemos ampliar o número de vagas que serão ofertadas para a realização do concurso público, que, inclusive, será puro, sem cadastro de reserva”, informou. 

Ele informou que os servidores comissionados poderão estudar para o concurso em salas específicas. A previsão é que o edital seja publicado até o fim deste ano. “Estamos trabalhando e nos dedicando para que tudo seja conduzido da melhor forma, com lisura, juntamente com o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público Estadual”, afirmou Nailor.

Transparência – O presidente do Sisalms ressaltou também a autonomia do sindicato, inclusive durante o processo eleitoral para a escolha do novo presidente. “A Mesa Diretora não se envolveu e deixou que o sindicato conduzisse com transparência o processo eleitoral, no qual fui reeleito para mais um mandato”, disse Souza, que permanecerá à frente da entidade até 2017. “Essa independência é muito importante para que possamos lutar, cada vez mais e melhor, pelos interesses dos servidores”, complementou. O presidente reassumiu o cargo com R$ 245.964,77 em caixa, um patrimônio líquido de R$ 337.828,23 e dois carros. Souza é formado em biologia, matemática e biblioteconomia, com pós-graduação em gestão de eventos.

Servidor da Assembleia Legislativa há 35 anos, Souza enfatizou ainda algumas ações expressivas aos funcionários: a inauguração da sede própria da entidade (2008), reajustes salariais acima da inflação, a reforma do Estatuto do Servidor (lei número 4.091/2011), implantação de salas de leitura, realização de campanhas de vacinação e eventos culturais e esportivos para os servidores. Também foi criada a perícia médica e a assistência social para o servidor que necessite ou requeira licença médica, isenção de imposto de renda (quando acometido de doença grave, contagiosa ou incurável) e redução na contribuição previdenciária ao inativo acometido de doença incapacitante.

Permitida a reprodução, desde que contenha a assinatura “Portal ALMS”.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato “Nome do fotógrafo/ALMS”.
 – See more at: http://www.al.ms.gov.br/Default.aspx?Tabid=56&ItemID=42340#sthash.cIqEv37J.6sWaEHdt.dpuf

http://www.al.ms.gov.br/Default.aspx?Tabid=56&ItemID=42340